18 de ago. de 2012

Classes com Classe III: O Patrulheiro

E retornando à criação de personagens, quero adicionar mais um exemplo da natureza dos personagens Old-School disponíveis para os cenários de Dungeon Fantasy usando um arquétipo (ou classe, no caso) clássico do D&D: o Patrulheiro.
Originalmente chamado de Ranger, traduzido em Tolkien como Guardião, ele é geralmente visto como um especialista em sobrevivência e conhecimento no mundo selvagem, seja em florestas, selvas, montanhas, pântanos ou planícies. Ele está ligado ao ritmo natural da fauna e flora, e conhece seus segredos.



Patrulheiro [150 pts]


Atributos: ST 10 [0]; DX 12 [40]; IQ 12 [40]; HT 11 [10]
Sub-Atributos: Von 11 [0]; Per 13 [10]; PV 11 [2]; MVMT 6 [0]
Perícias: Patrulheiro! IQ+2 [48]-14
Vantagens: Reflexos em Combate [15] e mais 15 pontos entre Noção de Direção [5], Visão Aguçada [2/nível], Noção do Perigo [15], Em Forma [5] ou Em Boa Forma [15], Hipoalgia [10], Visão Noturna 1-5 [1/nível],
Visão Periférica [15] ou Mestre de Armas (Arco) [20].
Desvantagens: Escolha -30 pontos entre  Excesso de Confiança [-5], Senso do Dever (companheiros de aventura), Teimosia [-5], Intolerância ("gente de cidade") [-5], Solitário [-5], Paranóia [-10], Fobia
(Multidões) [-15] e Voto (nunca dormir entre paredes) [-10].

A perícia Patrulheiro! substitui as perícias Primeiros Socorros, Naturalismo, Camuflagem, Cartografia e Navegação. Além disso, serve para Sombra (apenas fora das cidades) e Imitar (chamados de Animais). Faça um teste baseado em DX para Furtividade, Escalada, Arco, Sacar Rápido (flecha), Cajado e Arremesso (faca ou machado); baseado em HT para Caminhada ou Natação e baseado em Percepção para Observação, Sobrevivência, Armadilhas e Rastreamento.

A grande vantagem do patrulheiro é a sua versatilidade no ambiente selvagem e seu posto de sobrevivente definitivo. Em algumas ambientações ele recebe atribuições místicas, sendo capaz de fazer pequenos feitiços de cura ou ligados ao mundo natural, além de comunicar-se com plantas e animais; ou ainda, de combater com mais facilidade monstros "sociais" do meio selvagem (como ogros, trolls e similares), devido à sua experiência. Rangers com inclinações místicas, geralmente pertencentes a alguma ordem dedicada à proteção e patrulha da natureza, são acompanhados por familiares - animais que possuem uma ligação sobrenatural com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário